top of page
  • Foto do escritorArq-urb Rafael Krahl

5 Passos para Obras e Reformas

Atualizado: 14 de abr. de 2020


Nossos sonhos não param, não é mesmo? Mas você já parou para pensar em quantas coisas são necessárias para colocar uma ideia de reforma ou obra no papel e depois concretizá-la? Por onde começar? 🤔

Para você reforma é sinônimo de trabalho, prejuízo e dor de cabeça? Pois um bom Planejamento de obra pode dar fim aos seus medos, resultando em sonho realizado, organização e economia.

A @allbekaa pode te ajudar! 😃

Preparamos dicas eficazes para que você dê os primeiros passos para planejar sua obra residencial/comercial ou reforma e afaste a ansiedade da transformação! Confere aí:

1- Ideia definida e projetos

Porque você quer que seu espaço fique exatamente como você sonha e possa, de fato, ser executado, não é mesmo?

✅Para isso, é indispensável o trabalho de concepção do espaço, projetos técnicos e memoriais. Aqui na All Bekaa nossa equipe de Arquitetura desenvolve essa etapa, pensando em cada aspecto do projeto e contando com o suporte da nossa equipe de Engenharia. Nesse momento nossa missão é compreender as suas necessidades e do seu espaço para projetar soluções exclusivas para alcançar os resultados planejados e concretizá-los; 📝📚✍🏻📐✏️📏

2- Orçamento planejado

Comumente este pode se tornar um fator limitante entre seu "projeto dos sonhos" e o projeto possível de ser realizado. A lista de itens necessários para tornar realidade um projeto é fundamental e exige conhecimento técnico para especificação.

✅ Para que isso não se torne um problema, nossa postura, enquanto responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, deve estar comprometida com a realidade de cada cliente, para que com criatividade e visão técnica de como é feita a execução na prática sejam propostas soluções adequadas para cada situação. Assim, é possível garantir que cada cliente terá um projeto personalizado que respeita e valoriza o investimento que está fazendo em seu sonho. 📊📈

3- Planejamento da execução

Para que tudo aconteça de forma organizada, o cronograma realista da execução dos serviços de obra também é indispensável, pois o ambiente real de obras e reformas não é perfeito, muitos fatores o tornam incerto (nos últimos anos acompanhamos diversos acontecimentos que impactaram o setor da construção civil e toda a sua cadeia, como por exemplo, o cenário econômico, a recente greve dos caminhoneiros e a pandemia da Covid-19 que estamos vivendo) e complexo (por envolver relações entre etapas e muitos profissionais, entre técnicos, arquitetos, engenheiros, empreiteiros e fornecedores, por exemplo).

✅ Por isso, mais do que ferramentas e gráficos prontos, o planejamento deve ser revisado e atualizado constantemente com informações reais, tornando as previsões e tomadas de decisão mais precisas e coerentes com a realidade. Nossa equipe de Engenharia é responsável por planejar a execução através da elaboração e atualização semanal do cronograma, o que possibilita coordenar as etapas, os diferentes profissionais e fornecedores de materiais no canteiro de obras. ✅📆📝

4- Acompanhamento da obra

É muito comum que muitas obras e reformas não sejam supervisionadas frequentemente pelo arquiteto responsável pelo projeto ou engenheiro civil responsável pela execução. Como consequência, para o cliente, depois de um tempo de obra e transtornos, vêm as incertezas em relação àquilo que está sendo feito (Será que tudo o que é necessário está sendo executado? Será que está sendo feito da melhor forma?) e incertezas sobre o prazo (Quando a obra realmente estará pronta?). Sem contar que, quando isso acontece, provavelmente o aspecto econômico já se transformou em outro problema também (o famoso "barato que sai caro").

Todos os passos que descrevemos anteriormente não trarão os resultados desejados, se não houver supervisão de um arquiteto ou engenheiro periodicamente na obra. Os riscos de uma obra sem supervisão são inúmeros, desde erros no entendimento do projeto, serviços executados incorretamente, etapas impactando negativamente em outras ou mesmo a má utilização de materiais, gerando desperdícios, são apenas algumas situações que podem acontecer.

✅ Por isso, nossa equipe de Engenharia faz o acompanhamento presencial diariamente das nossas obras orientando os serviços, gerenciando materiais e equipamentos e coordenando as etapas para que o cronograma seja cumprido. O suporte da equipe de Arquitetura é outro diferencial para que tudo saia como planejado. 👷🏽👷🏼‍♀️👷🏼👨🏻‍💻👨🏻‍💻👩🏼‍💻👩🏻‍💻👨🏽‍💻

5- Entrega da obra

Dompi Pizzas e Massas Lages teve projetos e execução de obra assinados pela All Bekaa. Foto: Rafael Krahl.

Obras e reformas envolvem muitos profissionais executando diferentes serviços e o resultado final está relacionado diretamente com a qualidade e a cooperação entre esses profissionais. Há um grau de interdependência entre as etapas que exige muito mais do que a simples execução em sequência de cada serviço. É muito comum que, quando contratados separadamente, cada empreiteiro ou profissional execute seus serviços conforme seus horários e disponibilidade, o que pode gerar atrasos e dores de cabeça para você, cliente.

✅ Para evitar as dores de cabeça, a All Bekaa faz a Gestão unificada da sua obra/reforma como um todo. Nossa equipe de Engenharia fará a coordenação das equipes de mão-de-obra e fornecedores, o que significa ganho em produtividade e sintonia entre as atividades. Com essa metodologia, é possível monitorar a evolução de cada etapa, sem precisar esperar o final da obra, e você pode ter a tranquilidade de que tudo o que era necessário, conforme o projeto, para a execução foi feito e funciona perfeitamente. 🏡🏢

Pode ser o momento de pensar a respeito e iniciar esse sonho.😃 A All Bekaa tem soluções completas para a sua obra/reforma, da concepção do projeto até a execução, e entrega tudo pronto para você morar ou iniciar as atividades do seu negócio. Seja residencial ou comercial, nossas equipes de Arquitetura, Engenharia e de mão-de-obra estão preparadas para concretizar o seu sonho.

Conheça mais no nosso site ou entre em contato conosco.

Vamos construir juntos?

 

Este artigo foi útil para te ajudar a dar os primeiros passos? Tem outras dúvidas ou dicas sobre este assunto? Compartilhe suas opiniões, experiências e ideias com a gente nos comentários.

Até a próxima!

148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page